Nossa História



O Instituto Manoel do Carmo é uma Organização Não Governamental que surge na Amazônia como forma de auto organização da sociedade civil para o desenvolvimento de ações e projetos comunitários.
Considerando que a vida apresenta dois grandes e intrínsecos aspectos: Cultura e Natureza; e considerando a amplitude e a unidade desses aspectos, é que nos propomos oferecer projetos comunitários construídos pelas próprias comunidades em uma diversificada rede de relações.
Quanto às ações e projetos são eles intercruzando-se e complementando-se: prática da dança, aulas de informática, acesso gratuito à internet, aulas de música, ações de arborização, ações de cidadania e promoção de eventos culturais e debates público.
No ano de 2012 uma turma, ainda jovem de profisionais da educação, da saúde, da tecnologia das ciências sociais, ambientais e ativistas políticos, decidiram construir uma organização comunitária como forma de colaborar com a inclusão sócio-tecnológica, difusão cultural, preservação ambiental e promoção da cidadania a começar pelos espaços mais próximos em nossa cidade de Ipixuna do Pará e na Amazônia. Aqui começamos nossa história...
O Instituto Manoel Carmo surge neste momento como um evidente sinal de que dias melhores virão, e com isso, uma nova sociedade se apresenta: mais organizada, mais consciente, mais crítica, mais compromissada com os ideais da solidariedade, do desenvolvimento, da sustentabilidade e da importância da participação social.


Quem foi Manoel do Carmo?

O instituto recebeu esse nome para fazer jus a reputação de um homem corajoso que com determinação chegou em nossa localidade juntamente com sua família em uma canoa a remo e às margem do rio ipxuna constituiu sua moradia, bem como seu roçado para seu sustento. sendo ele resgistrado o primeiro morador de ipixuna que aqui escreveu sua história juntamente com sua família. História essa que é a do nosso municipio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário